Link Building | 11 97178-4330

Link Building é uma arte. É, sem dúvida, o trabalho mais árduo em SEO, mas é também o mais recompensador. E não há uma definição por si só, pois definir diminuiria o valor do Link Building.

Link Building

Como Funciona:

Sites de busca, também chamados de motores de busca, mecanismos de busca, mecanismos de pesquisa ou simplesmente buscadores, são hoje a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da internet.

A sua importância comercial torna-se evidente. Aparecer ou não aparecer no Google pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso de uma empresa. Isso é válido não apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos diretamente em suas lojas virtuais, mas para qualquer negócio onde os potenciais clientes utilizam-se da internet para buscar os seus fornecedores ou prestadores de serviços.

O que é SEO, então? SEO é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.

Agências especializadas – Muitas empresas não possuem profissionais qualificados ou recursos para tocar programas bem-sucedidos de SEO. Os algoritmos do Google estão em constante evolução e a maioria das empresas possuem outras prioridades que precisam ser atendidas, tornando mais difícil manter-se a par de todas as novidades no mundo SEO. Essas empresas contratam então agências especializadas em SEO como a SEO Marketing, que oferecem serviços de consultoria ou implementação SEO. Elas desenvolvem e implementam toda a estratégia de SEO ou tornam-se consultoras de empresas que desejam adquirir o conhecimento necessário para desenvolver a sua estratégia de SEO in-house.

Trabalhar o SEO com perfeição requer bastante esforço, dedicação e muito estudo.Um dos pontos mais falados quando uma equipe começa a planejar uma estratégia de SEO é o Link Building.

O que é Link Building:

Se você não conhece nada sobre esta técnica ou quer obter mais conhecimento sobre o assunto, este post foi feito para você! O que é Link Building?

Link Building é uma arte. É, sem dúvida, o trabalho mais árduo em SEO, mas é também o mais recompensador. E não há uma definição por si só, pois definir diminuiria o valor do Link Building.

Se formos falar a grosso modo, Link Building é trabalho, esforço, empenho, tática de adquirir links de outros sites. Fica até complicado falar assim pois é algo muito importante para todas as pessoas que trabalham com marketing e vai além de uma simples definição.

Vamos explicar o porque. Desde o surgimento, todos os motores de buscas sempre deram uma grande importância para os links. É através deles que eles encontram os mais diversos tipos de sites e são capazes de adicioná-los ao seu índice. .Os motores de buscas tratam os links como votos e os usam para medir a popularidade e relevância de um site na internet.

É como na vida real: se alguém que você não conhece for apresentado a você por várias pessoas diferentes e todas elas a apresentarem dizendo: “Essa pessoa é excelente em criação de sites”, você vai crer que essa pessoa desconhecida seja realmente excelente em criar sites.

Agora imagine a seguinte situação: ao invés de pessoas aleatórias o Roberto Camargo fale publicamente que essa mesma pessoa é excelente em criar sites. Você daria muito mais crédito a essa referência, pois ela tem mais autoridade.

Simples? Funciona da mesma forma com os motores de busca: eles atribuem valores através de vários algoritmos a todos os sites da internet, para saber sua relevância e popularidade. E um site sem esses conceitos não consegue um bom posicionamento no ranking do Google, o que impede que ele ganhe um tráfego considerável.

Link Building deveria ser um conceito assimilado por todo profissional de marketing digital. Quando isso acontecer, nenhuma oportunidade de ganhar um link bom será perdida e cada vez mais tráfego será gerado. Link building é o trabalho de conseguir links para determinado site ou página, com o objetivo de criar mais relevância na Web e nos mecanismos de busca.

Uma vez que um dos principais critérios dos mecanismos de busca para um site estar bem posicionado são os links que ele recebe, fazer um bom link building é crucial numa estratégia de SEO.

Por que link building é tão importante. O Google avalia a reputação e autoridade de um site pelos links que ele recebe. Podemos dizer que bons links são o motor do SEO. Links são fundamentais porque, na Internet, a relação entre sites se dá com links de uma página para outra, de um site para outro.

Desta maneira, quando uma página tem um link ela diz que a outra é confiável. Links funcionam como “votos” de páginas que elegem outras páginas, outros conteúdos: fazer um link é como dizer seus visitantes que eles devem ler a outra página. Nome Link Building é dado ao conjunto de técnicas de SEO que visa conseguir links de outros sites, aumentando a popularidade e a autoridade de um site do ponto de vista dos sistemas de busca.

Um link é uma ligação entre páginas, é através dele que o mecanismo de busca descobre como elas estão relacionadas e se esse elo é forte. É pelos links que os usuários navegam na internet. Um link em uma página leva o usuário para outra página e assim sucessivamente.

Nós, link builders, somos responsáveis por criar links e fazer com que um determinado site seja encontrado e acessado pelos usuários. E é também pelos links que os sistemas de busca analisa a relevância de um site. Quanto mais links apontando para um site, melhor será seu posicionamento nas páginas de busca.

Link Building é um conjunto de estratégias com o objetivo de construir links externos que apontam para determinado site, com a finalidade de influenciar e melhorar a popularidade dele nos mecanismos de busca, além de gerar tráfego.

Deve-se levar em consideração três pontos importantes no processo de link building: quantidade, qualidade e relevância para conquistar um melhor posicionamento no buscador.

Um link serve como um voto. Quanto melhor for a origem do link, maior o valor que ele vai passar para o site apontado. Os votos possuem pesos diferentes de acordo com vários fatores.

Para analisar a evolução da construção de links para um site, é necessária a utilização de ferramentas especialmente desenhadas para este propósito. Essas informações são fornecidas com base em alguns sistemas, como Open Site Explorer e dos próprios buscadores como Bing e Google.

É importante notar que pode existir uma quantidade indefinida de links adicionais apontados para o site, os quais são capturados pelas ferramentas disponíveis no mercado.

Sabemos que ter um site com relevância, com conteúdo único, um bom número de backlinks recebidos, compartilhamentos em mídias sociais e boa autoridade de domínio é fundamental para um bom posicionamento na busca do Google. Unir esses fatores com um bom link building é uma ação chave para a conquista das primeiras posições.

Link building se resume em conseguir backlinks (links em outros sites apontando para o seu site de maneira natural).

Devo trabalhar com Link Building?

A resposta é: sim!

Os backlinks recebidos ainda são um dos fatores mais importantes de ranking orgânico, mas a forma de conquista desses backlinks evoluiu junto com as mudanças do Google.

Para conseguir os melhores resultados com o trabalho de link building, hoje devemos evitar o excesso de backlinks com âncoras perfeitas, como no exemplo da criação de sites.

Lembre-se que experiência do usuário é a questão principal buscada pelo Google.

Nesse mesmo post você pode ver como os links foram criados até então: ao citar um artigo importante foi utilizado um âncora de marca, para citações e partes importantes que requerem mais detalhes, utilizei palavras do próprio texto de uma forma natural. O algoritmo do Google atualmente é capaz de entender a própria correlação das palavras em volta do link.

Colocando isso em exemplos:

“A empresa VisãoMarket é especializada em marketing digital de resultados e fica na cidade de São Paulo”

Ao ler essa informação, o bot consegue interpretar que a VisãoMarket trabalha com marketing digital e está em São Paulo, ajudando assim no ranking de uma palavra importante para a empresa: “marketing digital”. Se essa busca for feita em São Paulo as chances de aparecermos nas primeiras 3 posições são ainda maiores.

Além do posicionamento do link e criar esses links com naturalidade, é importante manter a contextualização do link. De maneira geral, não faz nenhum sentido você ter um site sobre engenharia e conseguir um link em um blog ou portal que fala sobre moda.

Não é natural de forma alguma, a não ser, por exemplo, que sua empresa seja responsável pelo projeto da casa de uma blogueira de moda e ela compartilhou essa experiência, o que muda completamente o motivo desse link (e pelo contexto do texto ficaria clara a naturalidade).

Citando o exemplo de posicionamento do link, pode-se notar que nós optamos por ter no link o nome da empresa, “VisãoMarket”, como mais natural e importante. Isso é parte de uma grande mudança do link building atual: as marcas têm ganhado cada vez mais força no algoritmo do Google.

Inclusive é altamente recomendado que a maioria dos links que o domínio recebe sejam com a âncora de marca, mais do que qualquer outro termo.

Hoje, com as evoluções do Google, é seguro dizer que até um link com a tag “nofollow” (indicacão ao Google para “não seguir” a página e não passar autoridade) também entrega valor, assim como a própria citação da marca em um texto sem o link, desde que com o contexto certo.

Trabalhar com link building requer cuidado e dedicação e existem pouquíssimas agências ou pessoas que realmente entendam do assunto. Existem centenas de profissionais que dizem fazer esse trabalho de forma segura, mas antes de contratá-los peça uma demonstração dos links que eles construíram, de como é feita a escolha de blogs e sites para criar o backlink, a forma de monitoramento e controle dos resultados.

As empresas que cobram mensalmente estão muito mais propícias a entregar, quase sempre, uma quantidade menor de links, mas com muito mais qualidade e contexto para seu negócio. Obviamente que existem exceções, mas uma pesquisa mais aprofundada nunca é demais. Tudo isso faz diferença.

Também questione se a agência faz outros tipos de link building fora o tradicional Guest Post. Isso é um grande diferencial e pode acelerar ainda mais os resultados com essa estratégia.

Se optar por fazer internamente, tenha certeza de criar diretrizes seguras para as pessoas que vão fazer esse papel, procurando artigos e exemplos para criar esses links sem correr risco.

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